Acne

Acne é uma lesão, caracterizada por cravos e espinhas no rosto e corpo, pode surgir tanto na adolescência quanto na fase adulta e é mais comum em pessoas com a pele oleosa.

Além do incômodo das lesões, como na adolescência a aparência é um fator importante, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico e tornar o adolescente inseguro, tímido, deprimido, infeliz, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

A pele pode apresentar vários graus da acne:

Acne não inflamatória:

Grau 1 - acne comedônica, composta por “cravos” abertos ou fechados;

Acne inflamatória:

Grau 2 - Acne pápulo-pustulosa, apresentando lesões dolorosas, avermelhadas e elevadas, podendo ter secreção amarelada no seu interior;
Grau 3 - Acne nódulo-cística, mostrando lesões nodulares, podendo ter pus no seu interior;
Grau 4 - Acne conglobata, com lesões maiores e com grande saída de secreção. Tendência à formação de cicatrizes;
Grau 5 - Acne fulminante, com grande processo inflamatório na pele, com possibilidade de febre e mal estar. Grande tendência cicatricial.

Como o Dermatologista pode tratar a acne? O ideal é a acne ser tratada o mais precocemente possível. Está ultrapassada a ideia de que não se deve tratá-la por ser considerada “própria da idade”, “de desaparecimento espontâneo com o tempo” ou “de não ser doença”. Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.

O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização da acne no paciente. Podendo incluir medicamentos orais, lasers e medicamentos tópicos.

Rosácea

A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, com períodos de remissões e outros de exacerbações, em que a pele que é reativa torna-se vermelha, com bolinhas vermelhas, vasinhos dilatados e algumas lesões parecidas com espinhas. Geralmente, ela aparece em pessoas de pele bem clara, porém, pode surgir em outra tonalidade ou tipo de pele. A doença é mais comum em mulheres a partir dos 25 anos, mas também pode se desenvolver em homens, e neles, o quadro tende a ser mais grave.

Afeta a pele principalmente da região centrofacial (bochechas). Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar eritematosa (vermelha) facilmente e se irrita com ácidos e produtos dermatológicos, no geral.

Como o dermatologista pode tratar? Mesmo sendo crônica, a rosácea pode ser prevenida para evitar a piora de estágio. Basta seguir alguns cuidados, como moderar a alimentação (evitar alimentos picantes e muitos quentes) e prestar atenção em hábitos corriqueiros que podem colaborar para agravamento da doença (consumo de álcool em excesso, temperaturas muito altas, exposição ao sol, estresse e exercícios extenuantes).

O tratamento pode incluir medicamentos orais,  laser ou a luz pulsada são excelentes para tratamento das telangiectasias.  O médico dermatologista avalia o grau, a fase e a pessoa como um todo para indicar o melhor tratamento.

Dermatites

A dermatite é uma inflamação da pele que promove uma série sintomas e possui diversas causas, dependendo do tipo da doença que foi instalada na região. Esse problema, além de se desenvolver em muitas partes do corpo (desde rosto, braços, tronco e couro cabeludo), causando incômodos a essas regiões, como a urticária, manchas vermelhas ou esbranquiçadas - com aparência ressecada e descamativa -, e muita coceira!

Existem diferentes tipos de dermatites, os tipos mais comuns de dermatite são a dermatite de contato, a seborreica e a dermatite atópica.

Dermatite de contato
A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns, mas não é contagiosa ou oferece risco de vida.

Dermatite atópica
A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de dermatite. É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Dermatite Seborreica
A dermatite seborreica é uma doença crônica, frequente e recorrente. Esse tipo de dermatite não é contagiosa. Ela ocorre em regiões da pele ricas em glândulas sebáceas como face e couro cabeludo. Existe uma prevalência populacional no lactente nos primeiros meses de vida e no adulto jovem, sendo que acomete principalmente homens.

Queda de Cabelo
Câncer de pele

Queda de cabelo

Existe um padrão de queda considerado normal.  Em média, uma pessoa possui 100 mil fios de cabelo e é esperado que cerca de 100 a 200 fios caiam por dia. Vale lembrar que essa quantidade de perda pode variar muito para cada indivíduo. O ciclo de crescimento do fio dura normalmente de 2 a 7 anos.

Entenda os ciclos de vida de um fio de cabelo: a fase anágena corresponde ao nascimento e crescimento; na catágena o fio já atingiu, digamos, a idade adulta; e a fase telógena é a da queda. Todos os fios passam por essas etapas – mas em momentos diferentes. No eflúvio telógeno é como se mais fios chegassem, juntos, ao “fim da vida”.

Quando a queda é acentuada durante mais de seis meses pode indicar eflúvio telógeno crônico e precisamos investigar a razão. Pode ser, por exemplo, uma doença autoimune, anemia ou desnutrição, condições que precisam ser tratadas ou controladas.

Além disso, existem outras doenças que podem causar a queda de cabelo, afinamento dos fios e diminuição da quantidade de cabelo:

Alopecia Androgenética: um tipo calvície que pode atingir homens e mulheres,  tem origem no hormônio sexual masculino, a testosterona.

Alopecia por danos Químicos: danos como poluição, cloro de piscinas, a água do mar, tintas, clareadores, alisadores podem agravar a perda dos fios

Alopecia Areata: Trata-se de uma doença autoimune que provoca a perda localizada de cabelo, caracterizada por "buracos" que deixam o couro cabeludo à mostra

Câncer de pele

Nos últimos 15 anos houve uma grande evolução no tratamento com luzes e lasers na Dermatologia. Dentre as tecnologias mais utilizados estão a luz intensa pulsada com diferentes comprimentos de onda; a luz infravermelha; os lasers para remoção de pelos, como o Diodo; os lasers vasculares, como o Nd:Yag; os lasers para remoção de tatuagens, como os Q-Switched; e os lasers fracionados ablativos e não ablativos, como o laser CO2 fracionado e Erbium fracionado.

Existem diferentes tecnologias para cada queixa do paciente: manchas solares, melasma, remoção de tatuagem, rejuvenescimento, depilação a laser e melhora da textura da pele.

Em sua grande maioria, os lasers provocam pouca ou nenhuma reação na pele do paciente, possibilitando que ele retorne às suas atividades normalmente após o tratamento. Cada pessoa possui suas necessidades e individualidades em relação a pele, por isso para manter a segurança dos resultados é importante realizar lasers apenas com um médico Dermatologista, já que existe chance de queimaduras e efeito rebote caso seja feito de forma inadequada.